terça-feira, 23 de agosto de 2011

UM PONTO DE VISTA e ponto.

Hoje em dia até que é fácil decorar... projetar... criar!
É fácil colocar um papel de parede diferente para fazer bonito... Comprar um sofá bonito também é fácil. Mas, colocar o piso, o gesso, o sofá, o papel, a cortina e os outros objetos em harmonia, aí complica!


E a casa dos nossos sonhos? Também é fácil!? Afinal, é o quarto que "eu sonho"... a cozinha que "eu sonho"... o jardim que "eu sonho"... Por que não saberia fazer?
Saber o tamanho de cada coisa, tem a ver com o que irá dentro delas... não somente se vai ter cama, armário, mesinha e sofá... Mas qual o tamanho do armário? O que irá dentro do armário? Tim tim por timtim vai delimitar cada espaço! A ligação de um cômodo com outro, a ventilação e iluminação necessária para cada um também tem que ser pensada, assim como a posição do sol tem que ser levada em consideração para cada parte da casa. Afinal, aquele sol das 16hs de um verão pegando na sua cortina da sala não é nada legal, para quem quer ver uma tevezinha as 18hs quando chega do trabalho. E quando a cortina fica queimada?! Ix... alguém avisou??


A arquitetura não é só a decoração... Não é só a fachada.... Arquitetura também é o jardim! Ela  começa de fora para dentro. Tudo tem que ter uma sintonia... A cara do cliente!


Deixar com a carinha do usuário não é uma tarefa fácil... É tudo feito com muito estudo em cima do perfil dos clientes. Afinal, um projeto pode ter mais de um usuário e é aí que entra mais um desafio.
Um projeto tem que agradar o pai, a mãe, o filho... Um projeto tem que agradar o empresário, a secretária, o cliente... O ciclista, o motorista... Um projeto tem que fazer seu usuário se sentir confortável e seguro.



Já aprendi que, decoração, é aquilo que você acha bonito ou feio e arquitetura é aquilo que você acha bonito, mas que não necessariamente quer para si.
Bom... há seus acordos e desacordos nisso. Mas é algo para ser pensado!!


Para mim, arquitetura é muito mais que uma decoração... arquitetura é a funcionalidade, é a adaptação, é a criação de um elemento... É a possibilidade de se fazer mais... muito mais!

Muitos dos nossos clientes já vem com uma idéia do que querem. Alguns já esboçaram num papel, outros tem tudo na ponta da língua. São poucos os que falam: Deixo por sua conta! Quero que deixe lindo! E barato...

É difícil ser cliente... é difícil deixar o seu sonho na mão de uma pessoa.
Imaginem só como é difícil ser arquiteto!?! Ter que realizar o sonho de alguém... Tentar transmitir através da conversa e de desenhos, o que fora idealizado.

A realização desse sonho, depende de muita gente... O arquiteto providencia as ideais...corre atrás da viabilidade... E depois disso, ele precisa contar com uma equipe qualificada, pois o seu esforço, vai depender de muitas outras pessoas, dentre elas, pedreiros, marceneiros, pintores... e até o cliente!!
Todo mundo tem que ajudar... Um depende do outro.

O dever de um profissional é exercer sua profissão da melhor maneira possível, com amor, competência e criatividade. É ser versátil, é gostar de aprender, de buscar o novo e querer o novo.

Nascida em meados de 2009, a Oficina Trio não tem o objetivo de ser criativo, inovador e competente.... ESSE É O DEVER de todo arquiteto! Ele estudou para isso... desenvolveu seu potencial durante alguns anos para poder entender o cliente e projetar a partir de muitos estudos, o que lhe fora pedido.
  
Nossa obrigação é projetar algo inovador, confortável, eficiente, prático, viável, funcional... dentre outros quesitos que o cliente necessita.
Nossa obrigação é entregar no prazo, é ir até além do que o cliente quer, mas não é fugir da sua realidade.
É mostrar uma imagem do projeto num padrão próximo do real para transmitir a ideia e mostrar que atendemos as suas necessidades e realizamos os seus sonhos... 


Arquiteto sonha junto... cria junto ... acompanha tudo... e faz acontecer!!


A Oficina Trio ainda está engatinhando... aprendendo a andar devagarzinho...
Mas vai ganhando espaço no mercado, através da busca pela diferença em cada projeto.



Juliana Kaline Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário